1, 2, 3 e Lácteos!

O projeto 1, 2, 3 e Lácteos! é uma iniciativa de educação nutricional dirigida aos professores e estudantes de 3º, 4º e 5º anos de Ensino Fundamental. O objetivo do projeto é ensinar às crianças sobre como cuidar bem da saúde e ter uma alimentação equilibrada, sendo o tema central a recomendação do consumo de três porções diárias de lácteos.

O mais legal desta iniciativa é que os alunos aprendem através de aulas-laboratórios, nas quais eles se transformam em pequenos professores. Desta forma, a alimentação é discutida de maneira multidisciplinar, na tentativa de trazer o tema para o dia-a-dia da criança.

Em seus dois anos de existência, o projeto já percorreu diversas cidades do Brasil, atendendo 85 mil alunos em 2014.

Alunos da EM Castelo Branco, Joselândia (MA)

Alunos da EM Castelo Branco, Joselândia (MA)

Trabalho de aluno da EM Prof Antonio da Graça Machado, Mossoró (RN)

Trabalho de aluno da EM Prof Antonio da Graça Machado, Mossoró (RN)

Cartaz de alunos da EEEM Oscar Coelho da Souza, Porto Alegre (RS)

Cartaz de alunos da EEEM Oscar Coelho da Souza, Porto Alegre (RS)

Em 2015 o projeto volta com duas novidades: uma peça de teatro e o Meu Dia Alimentar.

A peça O Fabuloso Mundo das Descobertas ensina de maneira lúdica e divertida valiosas lições sobre saúde, alimentação e bem estar, e será apresentada aos professores para sua formação e posteriormente aos alunos.

Nós, do Meu Dia Alimentar, participamos de toda a revisão do material didático do projeto e incluímos nossa metodologia no caderno dos alunos e dos professores, não é o máximo? 

Continue acompanhando por aqui as novidades do projeto!

Centro de Ecologia e Educação para Economia Criativa

O Centro de Ecologia e Educação para Economia Criativa (CEEEC) é um projeto criado pela ONG Onda Verde e tem como objetivo motivar jovens mulheres de 16 a 21 anos a se tornarem empreendedoras criativas, sendo que serão formadas quatro turmas de 25 meninas até o fim de 2015.

As jovens foram selecionadas pela ONG e desde fevereiro estão frequentando o CEEEC, onde assistem às aulas de direitos da mulher, economia criativa, moda, cinema, design, alimentação saudável, entre outros.

Primeira turma do CEEEC

Primeira turma do CEEEC

Em cooperação com a Danone Waters, uma das patrocinadoras do projeto, o Meu Dia Alimentar é responsável pelo módulo de aulas VIDA LEVE. Neste módulo nós ensinamos noções básicas de nutrição e hidratação, estimulando as jovens a desenvolverem uma visão crítica sobre alimentação equilibrada e criarem hábitos mais saudáveis. Todas elas receberam um quebra-cabeças e apostilas desenvolvidas especialmente para o curso.

E não é só isso! Também coordenamos aulas práticas e encorajamos as jovens a desenvolverem projetos em suas comunidades. 

Confira algumas fotos do projeto até aqui:

Aula prática na cozinha da ONG Onda Verde

Aula prática na cozinha da ONG Onda Verde

Higienização de hortaliças na aula prática

Higienização de hortaliças na aula prática

Criação de cartazes 

Criação de cartazes 

Apresentação de cartazes

Apresentação de cartazes

 

 

Virada da Saúde

A primeira Virada da Saúde aconteceu entre os dias 7 e 12 abril, e foi um evento realizado pela Prefeitura de São Paulo com correalização do Instituto Saúde e Sustentabilidade

O Meu Dia Alimentar esteve presente no último dia de atividades, e os presentes puderam interagir com o quebra-cabeças e entender sobre noções básicas de uma alimentação saudável. Também fizemos orientações para os pais sobre montagem de lancheiras!

Clique nas imagens abaixo e veja como foi!


Educação Nutricional no CCA ALEGRIA

O Centro Comunitário da Criança e do Adolescente - CCA ALEGRIA, localizado no bairro da Liberdade em São Paulo, é uma instituição que atende cerca de 180 crianças e adolescentes dos 6 aos 14 anos.

Nós tivemos o prazer de conhecê-los ano passado e desenvolvemos diversas atividades ao longo de um semestre. Conheça um pouco do trabalho que foi feito por lá:

Teste de preferências alimentares

Teste de preferências alimentares

Interação com o quebra-cabeças

Interação com o quebra-cabeças

Com a turma dos 8 a 11 anos fizemos primeiramente o teste de preferências alimentares, em que os próprios alunos montavam uma tabela com aqueles alimentos que mais gostavam e os que não gostavam. Sabia que depois da nossa intervenção lá eles passaram a gostar de novos alimentos?

Além disso, sempre contamos com o quebra-cabeças para ensinar sobre uma alimentação equilibrada e possível para cada um!

Oficina culinária e degustação

Oficina culinária e degustação

Turminha do Prof Augusto

Turminha do Prof Augusto

Com os mais novos falamos sobre a importância de provar novos alimentos de uma forma interativa: oficina culinária! Os pequenos montaram uma deliciosa salada de frutas e todos provaram no final. Utilizamos avaliações sensoriais para apresentar os alimentos, seguida de muita arte através de desenhos e pinturas, eles adoram!

O pessoal da TV CULTURA foi até lá pra registrar tudo isso. É só conferir: